14/06/2018

BOB NA COPA (03) - PUTIN, NA CADÊNCIA DO SAMBO

A Arena Lujnik, o Lujnikão, em Moscou: palco do jogo de abertura da Copa

MOSCOU, ROLETA RUSSA - 14 JUN 2018 - Descobri o motivo da agitação toda aqui na capital russa. Infelizmente, tem mesmo a ver com futebol - aquele esporte bárbaro e violento dos cucarachas- macaquitos-latinos-comunistas. A Rússia resolveu bancar uma Copa do Mundo inteira. Certamente, viu que o negócio na última Copa foi bom e quis também. Estádio de 300 mil que sai por um bilhão - quem não quer? Graças ao sucesso do modelo 2014, todos os países corruptos do planeta vão querer sua própria Copa do Mundo daqui pra frente. Aliás, vocês viram quem vai sediar em 2026?

Ouvi dizer que até o Vaticano já está conversando com a FIFA.

Então! Dizem por aqui que a Copa será a cerejinha no bolo dos novos tempos, que nem são tão novinhos assim. A Rússia disse "Tchau, querido!" pro regime comunista em 1991, depois de 74 anos.  Antes presa na gaiola, a Perestróika da vizinha ganhou as ruas e libertou o povo das garras da ditadura do proletariado de Lênin, Trótski e cia. O capitalismo chegou chegando. Aquela sociedade quase feudal e supostamente ateia, acostumada a poucos luxos, finalmente seria salva pela chegada da Pizza Hut, KFC, Subway e todas delícias que o deus Grana - combatido e renegado por décadas - podia pagar.   

O problema é que não havia capital pra todo mundo. 

Foto de um cidadão Russo antes e depois do governo do PT na Rússia: é bonito isso?!
E os novos tempos trouxeram também os quatro cavaleiros do capitalipse: a inflação, o desemprego, a recessão e ela, a corrupção da massa. Só na virada do milênio a coisa deu uma melhorada. Tudo graças à mão forte do meu grande amigo Vladimir Putin. Ele está no comando desde 1999, intercalando cargos de primeiro ministro e de presidente. Lembro bem: começou na KGB, onde se desenvolveu como mestre de artes marciais. É bom de Judô e tem Sambo no pé.  Sambo é o xará-nada-a-ver-porradeiro do samba. 

Chora, cossaco!!!

Gente boa. A última vez em que estivemos juntos foi em 2013. Ele tava solteirão, e mostrou pra mim como que a tcheka se tornou a solução pros problemas da Rússia. Calma! A Tcheka velha de guerra era o nome do primeiro serviço secreto russo. Hoje é sinônimo de linha dura. O governo tá cheio de tchekistas, os Siloviki, amigos pessoais do presida. Quase todos ex-agentes ou com a mesma pegada forte de Putin. Pra muitos, um grosseirão que paga pau pra terroristas, revoltosos e qualquer um que atrapalhe sua gestão. Quem tem amigos, tem tudo.

Mas melhor mesmo é não ter inimigos.

Assim, regulando (até mandando prender) opositores e com as bênçãos de toda uma "nova" elite do país (em especial aquela que acende muitas velas para o deus Mercado Financeiro), Putin vai deixando a Rússia muito mais cheirosa e gostosa. Mesmo que isso custe a transparência, que deveria ter vindo após a queda da cortina de ferro. Falam que o governo oculta privilégios e abafa denúncias recorrentes sobre a corrupção e a ascensão de grupos mafiosos russos dentro e fora do país. 

Que bom que, pelo menos, não há mais aquela fedida ditadura do proletariado. 


Putin 4Px4P: Piano, Pesca, Porrada e Pintura - mas e a Tcheka?

Não que ele não seja popular. Adora pescar, curte música. Até toca piano, canta às vezes. Também pinta. E, nos bastidores, faz mágica. As más línguas dizem que ele esconde uma grande fortuna em algum lugar. Coisa de milhões de dólares. Será? Nunca conversamos sobre isso. Ou se já, não me lembro. 

Falei que vodka ruim me causa amnésia? 

Tô sabendo que, entre os bens declarados, ele tem dois carrinhos velhos, um apê de 77 m2 e pouco mais de 200 mil pilas americanas no banco. Aí falam dos 11 relógios de ouro que ele tem e que não entram no espólio blah blah blah. Gente maldosa. 

Vai acabar entrando na roda de Sambo com Mestre Putin.

Esse pulso rico, certamente, não vê a hora de a tal da Copa do Mundo começar. A FIFA, que adora ver os outros gastando, encomendou 12 estádios. Desses, sete nasceram do zero. A seleção local pegou um grupo fraco e deve passar de fase, junto com o Uruguai. 

Cravei cenzinho no time da casa.

Manifestações na Rússia: #Mais3VodkaMenos6Copa - também não entendi

Pode ser que, depois de julho, esses estádios recebam outros esportes. Talvez emocionantes partidas de Bandy - a verdadeira paixão nacional deles, uma mistura de hockey com futebol. Ou mesmo de Curling, aquele esporte dos enxugadores de gelo. Ainda tem a Liga de Luta com Tigres Siberianos - o TSC*, versão russa do UFC. Ou Judô. 

Ou Sambo!   

Por agora é só futebol na veia. Não pode é deixar a pátria-mãe mal falada. Os caras são linha dura e estão de olho em tudo. Dizem que nem os blogueiros escapam. 

Desses lindos. 



*claro que ele inventou isso... tudo isso...







Bob LeMont estará de volta em O Lobo do Parque Gorki
provavelmente, é um personagem fictício
certamente, não sabe nada sobre o que está escrevendo
e, de vez em quando, fala umas verdades



Um comentário:

LINGUA

A língua, esse pedaço de carne cercado de gente por todos os lados.  A turma da biologia vai dizer que ela não passa de um processo muscular...