08/05/2018

SEM LUGAR


"isso de querer ser
exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além"

Leminski



Eu em Minas.
Chega o Outro, belo-horizontino.

- E aí, carioca?
- Oi?
- Tudo "manêêêêêêêro"??? "Podexxcrer"???? Tá "craudibrô"?

Eu vivo em BH há mais de 30 anos, o que é mais de metade da minha vida. Mas o carimbo de "Carioca Forever" às vezes surge na minha testa - o que é verdade, mas soa meio que "sabia que você não é daqui?" Meio que te excluem, sabe?

É chato.

E parece que para o mineiro, em geral, imitar o jeito carioca de ser é reproduzir um estilo de quem vive na praia e fala gírias de surfista da Zona Sul... 

- Eu nunca surfei na vida, bicho. E faz décadas que eu moro em Minas... então...
- ...que isso, meu brooooooother!!!!! 

Aquele amigo sacana... quando quer encher seu saco, lembra de tudo...
 
- Mas fala, vascaíno! Beleza?
- Vascaíno, não.. eu sou cruzeirense...
- Rá!!! Mas já torceu pro Vasco!
- Na minha infância, pôxa... minha família mineira morava longe e eu era criança... meus colegas de colégio eram todos vascaínos... eu fui na deles...

Mas não adianta falar sério.
O povo não perdoa!

- ...então... tá certo, uai!!! Carioca torce é pros times do Rio mesmo...
- Mas eu não...
- Não é carioca?.. nasceu no Rio de Janeiro é carioca, não é?
- É, eu nasci no Rio sim...
- Então! E aí, carioca!?

E detectam um sotaque que você achava que já tinha se extinguido.

- Fala de novo!
- Fala o que, bicho...
- Fala!
- Bosta...
- Alá!! Cês ouviram o "x"? "Boxxxxta"???

Não há o que dizer. Mas a gente tenta. 
Porque sente as coisas de um jeito diferente do que estão dizendo, sabe?

- Putz, mas eu moro em Minas desde 1984... morei primeiro em Juiz de Fora...
- "Xixxxx de Fuóóóóra"... "ixquiiiina do Rrrrriu"?????

Mineiro da capital imitando os mineiros de JF falando, é mais ou menos assim.
Acha que eles são "cariocas do brejo"!!!

- ... e moro em BH desde 1986...  tenho mais tempo de MG que de RJ...
- Não interessa! Não interessa!

***

Eu, no Rio. Chega o Outro.
Não o primeiro. É outro Outro, carioca da gema.

- E aê, mineirim?

Carioca não fala "E aí?", fala "E aê?" 

E se você saiu do RJ pra morar em outro lugar, já era. Perdeu a cidadania. Mesmo com tanto tempo fora, ser tratado como forasteiro onde a gente nasceu é meio chatinho também.

- Oi?
- Minearo, párra... tu gosta dum "queijim"... acha tudo "bunitim"...

Porque carioca de verdade chama "mineiro" de "minearo"... não fala "pôrra", fala "párra"... e adora zoar o sotaque alheio, sabe?

Aquele sotaque, que eu ainda não perdi em BH, também não achei no Rio.

- Papo ruim, hein? - eu podia ter dito "que páia, véio!", mas ele não iria entender...
- Não, pôa! Aix coisax são axim merrrrrmo - tu mora ondie? 

Carioca bota "a" onde não tem, "i" onde não existe, "x" em qualquer lugar e não flexiona o verbo quando usa a terceira pessoa do singular... ah! E não fala "meixxxmo" - fala "merrrrrmo", "merrrrrmão" e tal...

- Bicho! Eu moro em Beagá...
- Que demaixxxx, mermão... então tu é minearo, párra... é ou não é?
- Bom, eu moro em Minas desde 1984... mas eu nasci no Rio...
- Ahhh.. já virou minearo, mermão... que gosta dum "queijim"... acha tudo "bunitim"!!! Não interessa! Não interessa!

Sento no meu canto e vou ouvir verdades de John, Paul, George e Ringo:

"He's a real nowhere man / Sitting in his nowhere land /
Making all his nowhere plans for nobody"
 
Apenas.
por Bob LeMont

3 comentários:

  1. Estou no começo dessa confusão toda, rsrsrsrs to fudido meiiiiiisssssssmo

    ResponderExcluir
  2. Daí o apelido, Robitcho... Rsrsrs!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bob LeMont, cê é um mineriroca de primeira!
    Cittadino del mondo
    Né mermo?

    ResponderExcluir

LINGUA

A língua, esse pedaço de carne cercado de gente por todos os lados.  A turma da biologia vai dizer que ela não passa de um processo muscular...