11/10/2019

ENTREVISTA DE EMPREGO



- Bom, a gente já conversou bastante...
- É! Nossa... nem senti o tempo passando... o papo tava ótimo, nem parecia entrevista de emprego...
- Ah, hoje em dia as equipes de RH trabalham muito com esse coeficiente de humanidade no trato com os candidatos, sabe?
- Pois é, muito legal. Já dá uma ideia do que a gente vai encontrar na empresa, né?
- Sem dúvida...
- Bom! E daqui pra frente?
- Só aguardar que a gente vai entrar em contato contigo. Em uma semana no máximo. 
- Nossa, que rápido!
- Pra que deixar os candidatos à vaga sofrendo, não é mesmo? 
- Nem me fala, já tô penando há mais de um ano e meio...
- Olha, mas a sua entrevista foi muito boa. Você é uma pessoa extremamente qualificada. Tem experiência, formação, perfil psicológico ideal... agora depende dos gestores...
- Ai, tomara né!
- Confiança porque... eu acho que a vaga é sua!
- Opa! Então tá, eu vou indo porque...
- Ah!!! Só mais uma coisinha que eu esqueci de perguntar...
- Ahm..?
- Tipo assim... você sabe que, nos tempos atuais, por causa das redes sociais, tem muita discussão né...
- Ah... é, sim...
- ... as pessoas lamentavelmente ficam brigando por tudo... música, programa de tevê, time de futebol...
- Uhm...
- ...até política parece que virou briga de torcida, né?
- Sei...
- ... brigam por causa de religião... de cor da pele... com as questões de gênero, né... 
- Pois é...
- Então! ... vem cá.. por falar nisso... você tem, assim, alguma preferência...
- O quê?..
- Alguma tendência...
- Oi?
- Você gosta de...
- Vem cá! Você tá querendo saber se eu sou hétero ou..?
- Não! Rá rá rá!!! Aqui na empresa não tem nada disso. Pirou? Todo mundo é tratado igual, a nossa política interna sobre isso é totalmente desencanada.
- Ah, legal...
- A gente quer saber de você... politicamente, sabe?
- Como?!
- Você seria assim.. uma pessoa mais de centro.. mais de direita.. centro-direita... ou... centro-esquerda... teria um partido de preferência e tal...

Pausa. Olha bem nos olhos da figura do RH. 
Sobe na cadeira.

- Você quer falar de política?? Tá bem. Olha aqui, pessoa do RH! Eu votei a minha vida inteira contra esse país de coronéis e em favor de governos que abrigassem reformas importantes, trazendo ideias novas que beneficiassem especialmente os pobres! Que governasse para quem sente fome, gente sem vez para adquirir casa pra morar, os flagelados, os desfavorecidos de sempre. Votei em líderes voltados para as minorias, que enfrentassem de frente questões de inclusão em amplo espectro. Acredito, sim, no poder do povo, para o povo. Sempre votei contra esses fundamentalistas, fascistas, que odeiam tudo isso que eu acredito e todos que eu defendo. E eu nunca vou abandonar o sonho que eu cultivei por décadas, contra tudo e contra todos. Enfrentado parente chato, chefe escroto, toda espécie de cretino e de cretina que se acha mais foda porque tem grana, porque puxa o saco dos maiorais pra se sentir parte dessa elite escrota, que tá cagando pra pobre. E eu sei que tem muitas empresas aí querendo distância de quem peita mesmo o sistema, que faz greve, que enche o saco de patrão que pisa na bola, que luta por direitos. Olha, pessoa do RH!!! Eu já perdi emprego por pensar desse jeito, sabe?? Olha!!! mas foda-se! Eu sou contra esses merdas todos! Tá entendendo???!!!

Pausa.

- Oi? Oiêêêê... tá tudo bem, meu bem? 

A pessoa, que passou o tempo inteiro calmamente sentada na cadeira em frente à gerência de RH, e que estava há pouco com o olhar fixo na janela da sala, agora parece um pouco desconcertada.

- Uhm?? Opa! Desculpa, eu me distraí um pouco...
- ...pois é, você ficou aí... com o olhar distante... sem dizer nada...
- ...você... é... você... perguntou sobre a minha preferência política, né isso? Se eu gosto de algum partido e tal...
- Olha, pode ficar relax viu?! Parece que você grilou, né? Parou pra pensar um pouquinho - preocupa não, tá? Claro que você não vai perder essa vaga por causa de política, pôxa...
- É...
- Uma pessoa tão qualificada... tão experiente... tão  próxima de conseguir um emprego depois de quase o quê? Um ano e meio, né?..
- .. dois anos e meio...
- Dois anos e meio sem emprego fixo? Nossa!
- É...
- Então?..
- Ahhhhh... eu... 

Respira fundo. Olha para o vazio.

- ...não sou muito fã de política não, sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINGUA

A língua, esse pedaço de carne cercado de gente por todos os lados.  A turma da biologia vai dizer que ela não passa de um processo muscular...