19/08/2021

PESSOAS

 

Pessoas não são objetos. 

Não podem ser usadas, manipuladas, rotuladas. Pessoas não são lixo, para serem varridas ou jogadas de lado. 

Pessoas não são brinquedos, não são para montar e desmontar, não servem para divertimento particular, não podem ser colocadas na caixa de esquecimento quando nos enjoamos delas, ou quando se quebram por nossa incapacidade de zelar pelo que nos faz - ou, ao menos um dia, nos fez - bem. 

Pessoas não são acessórios, para desfilarmos com elas por aí por motivos fúteis, nem para serem deixadas penduradas por não serem adequadas a outras pessoas, pelos mesmos motivos. Pessoas não são retas, tortas, curvas. Porque pessoas não são apenas formas.

Pessoas são conteúdo.

Pessoas são música. Pessoas são dança. Pessoas são poemas. Pessoas são cinema, TV, teatro, literatura. 

Pessoas são seus sonhos. Pessoas são seu trabalho. Pessoas são sua família, seus amigos. Pessoas são suas buscas - buscas que costumam até ser melhores do que a arte do encontro. 

Pessoas gostam de movimento - na rua e na mente. Pessoas são seus olhares. 

Pessoas são o que aprenderam e ainda vão aprender. Sobre tudo e sobre nada. Sobre a loucura e a razão. Sobre Freud e Nietzsche. Sobre Pessoa e Leminski. Sobre Chico e Caetano. Sobre sexo e sensualidade. 

Sobre os mistérios da vida na internet, onde demônios e anjos transitam vestindo apenas suas verdades - que não são, necessariamente, verdades. 

Pessoas que promovem gestos respeitosos, merecem respeito.

Pessoas que são livros abertos, merecem ser lidas. 

Pessoas que são a diversidade, merecem o diverso.

Pessoas deveriam se ver mais numa canção, numa obra de vida. Deveriam sentir mais o corpo no Corpo, o espírito na voz de Milton.

Pessoas deveriam se encontrar no sorriso, na lágrima ou no silêncio que provocam.

Enfim, as pessoas são preciosas. 

Não pelo dinheiro que ostentam, mas pelo valor que dão à simplicidade das coisas, do viver. Ou que aceitam a complexidade de tudo, sem complexos. Preciosas pela atenção que emprestam a outras pessoas, em trocas justas de gentilezas. 

E isso é raro. 

E tudo que é raro, dizem, é precioso.

Alguns de nós não sabemos dar o devido valor. Seja pra nós mesmos, seja para outras.

Pessoas.





Um comentário:

LINGUA

A língua, esse pedaço de carne cercado de gente por todos os lados.  A turma da biologia vai dizer que ela não passa de um processo muscular...