13/03/2018

O CARA NO ESPELHO




Acordo todo dia e lá está ele. O cara no espelho.

Me lembra alguém, não sei exatamente quem. Está envelhecido. Barrigudo, quase careca. Não sei. Enfim. Não parece nada bem. Acho que tem a ver com a falta de beleza. Diferentemente de mim, que me sinto sempre ótimo, em forma, bonito, bem penteado. O cara no espelho parece sempre vencido pelo tempo, se sentindo um derrotado. 

Caramba, como somos diferentes. 

Teríamos sido colegas de colégio? Alguns colegas de colégio, geralmente, são bem parecidos com o cara no espelho. Você olha e pensa: “É, o tempo pegou pesado com esse aí”. É que no tempo do colégio não havia chefe babaca, aluguel, faculdade dos filhos, condomínio pra pagar, Governo Temer. Isso tudo drena a vida da gente. Eu, um cara de bem com a vida, tiro isso de letra. Mas o cara no espelho... ihhh... esse deve estar passando por uns perrengues fortes.

Eu até penso conversar com ele. Um dia.

Mas o cara só quer saber de me imitar. Me imita no jeito de fazer a barba, escovar os dentes (até a higiene da língua). Me irrita aquele jeito patético dele. O cara no espelho tenta competir comigo.  Coitado. É um sujeito estranho. Gosta de parar pelado na minha frente e fica me olhando de topo da cabeça até aos pés. Procurando defeitos. Deve é invejar meu pinto. 

O dele?.. ahahahah...

Me aborrece ver que o cara no espelho não sabe ser independente. Que precisa de mim para tudo – até pra escolher as roupas que vai vestir. Se o boné ou o chapéu de palha fica bem. Será que ele acha mesmo que esconder a careca vai fazê-lo parecer mais jovem? Que a roupa preta vai fazer ele parecer mais magro? Às vezes ficamos nos encarando. Ele até sorri e eu sorrio de volta. Mas parece sentir – sei lá! - vergonha por ser tão... ahmmm... inferior a mim, né? e logo recolhe o sorriso. 

Pobre cara no espelho. 

Deveria ter estima mais alta, ser mais vaidoso. Me imita tanto, mas não tem meu estilo, minha ginga, sequer meu asseio. E deve cheirar muito mal, porque gasta perfume demais depois do banho. E caga fedido até, também. Nossa. Só pode ser ele. Eu não, tá louco? Até nossos intestinos funcionam igual. Nos encontramos no banheiro toda vez. O cara no espelho é o que fede.

Sempre.

Quando saio pra rua, evito passar por espelhos. Mas eu sei. Ele está lá. E não quero ficar olhado o dia inteiro pra cara feia dele. Me dá preguiça. O cara no espelho deveria tirar umas férias. Ir conhecer Barcelona! Mas parece que está meio sem grana. Não o vejo usar nada novo há pelo menos três meses. Já tive o impulso de oferecer dinheiro a ele, mas refuguei. 

O cara no espelho não merece pena.

O cara no espelho não frequenta a rede social. Não! Duvido que ele tivesse alguma imagem bonita pra botar na roda. Não tiraria jamais fotos com a cerveja gostosa, o prato chique, não enviaria a piada pronta, nem defenderia suas boas ideias e sacanearia com as ideias ruins dos outros. Se existisse, ele usaria só as redes antissociais. Não, o cara do espelho não tem Twitter, Insta, Tumbler. Nada disso.
Felizmente, lá é o terreno do cara do selfie. 

O cara do espelho é meu avesso. Literalmente. Deve... ahahaha... me invejar! ahahahaha. E muito.

Um dia, acho que ele vai fazer a Alice e invadir o lado de cá. Já pensou? Pior - vai me sequestrar e obrigar a morar do lado dele do espelho. Cruzes! Só por precaução, cobri todos aqui em casa. Não quero mais ver esse cara na minha frente. 

De agora em diante, mais Facebook, menos espelho. 

Mas eu sei. Ele continua lá. Me seguindo por todos os espelhos que passo. Esperando o momento certo de viver a minha vida certinha, bonita. O cara no espelho me odeia porque queria ser exatamente como eu e não como avesso. Um dia, ele dará um jeito de se vingar de mim. Por faze-lo se sentir tão mal. O cara no espelho não merece confiança.

De jeito nenhum. 



por Bob LeMont

A VINGANÇA DO CARA NO ESPELHO 

2 comentários:

  1. Amo o cara de frente para o espelho (e o refletido também, confesso...)! Artista, um puta jornalista e muito amigo!!!!

    ResponderExcluir

LINGUA

A língua, esse pedaço de carne cercado de gente por todos os lados.  A turma da biologia vai dizer que ela não passa de um processo muscular...